Programa Primal de Verão

Simmm, o verão está chegando!! E com ele, aquela promessa de perder peso e encarar o biquíni (ou a sunga) e as festas de final de ano com dignidade!!

Pensando nisso, decidi fazer este programa. Serão 23 dias se alimentando e se exercitando de acordo com o que é ideal para você, ou seja, seguindo o estilo de vida no qual os seus genes foram moldados. A ideia é chegar ao dia 23 de dezembro, antes da véspera de Natal com muito mais energia, disposição e saúde, e com muito menos gordura corporal! E o melhor, não é nenhuma dieta maluca de verão que você abandona depois do ano novo… durante estes dias, você estará ensinando o seu corpo a responder melhor aos estímulos adequados, estimulando o uso da gordura como combustível ao invés dos carboidratos e mudando para sempre seus hábitos alimentares.

Claro, você terá que sacrificar o pãozinho, as massas e os doces… mas, escolhendo os alimentos certos, você não vai precisar se preocupar em contar calorias e muito menos em regular as quantidades e ficar passando fome! Prontos para o desafio? Então vamos lá…

Preparação

Para começar o programa com o pé direito, é preciso se preparar adequadamente e é isso que faremos hoje. O primeiro dia é reservado para eliminar os alimentos que nos fazem mal e dar espaço para os novos (veja quais alimentos são recomendados e em qual proporção aqui). Além disso, é um bom momento de avaliar sua vida, seu tempo e refletir sobre como organizar melhor seu dia, para que consiga dar espaço para uma rotina de exercícios e noites de sono adequadas.

  • O primeiro passo é eliminar todos aqueles alimentos que são nocivos à você. Retire da sua dispensa, da geladeira, da gaveta do escritório os seguintes itens: pães, bolos, arroz, massas, refrigerantes, bolachas e biscoitos, açúcar, farinha de trigo, leite em pó, achocolatados, balas, bombons, torradas, margarina e óleo de soja (ou outros óleos vegetais). Este passo é importante, pois facilita que você esqueça  e elimine itens, mesmo se estiver com fome, pois não vai buscar algo que não está disponível. Se tiver grandes quantidades desses itens, aproveite o momento e doe para alguém que precise ou para um instituição filantrópica. Você  pode se dar ao luxo de escolher a dieta ideal, mas muitas pessoas não tem o que comer e ficariam muito felizes com uma boa doação.
  • Segundo passo: vá as compras! Encha o carrinho e a sua casa dos melhores alimentos do mundo. Compre ovos e carnes (de preferência orgânicos), verduras e legumes como tomate, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, mandioquinha, batata doce, alface, rúcula, entre outras… compre muitas frutas, como maçã, pêra, cerejas (boa época para comprá-las), blueberry congelado, acerola, framboesa, banana, manga, enfim, o que você gostar. Compre também nozes, damascos, macadâmias, tâmaras, castanhas em geral.
  • Com moderação: existem alguns alimentos que são bons, porém devem ser consumidos em quantidades menores como leite e derivados (de preferência orgânicos e não pasteurizados), chocolate amargo (quanto mais cacau, melhor), vinho tinto.
  • Outros itens que podem te ajudar no processo, mas que devem ser consumidos respeitando a curva de carboidratos, são a farinha de mandioca e a goma de tapioca. São farinhas que te ajudam em várias receitas, sem aumentar o índice glicêmico da sua refeição.
  • Avalie o seu tempo disponível para a prática de exercícios físicos. Meia hora por dia, com exercícios intensos, já o suficiente para garantir bons resultados.
  • O sono também é um ponto relevante para a sua saúde em geral. As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, mas algumas práticas ajudam a ter uma noite de sono tranquila. Evite estímulos, em especial eletrônicos como TV e computador, 1h antes de dormir. Faça sua refeição pelo menos 1h30min antes de dormir, para não atrapalhar seu sono e sua digestão. Dedique sua 1h antes de dormir a atividades relaxantes, leitura, passar tempo com a família, tomar banho e fazer massagem são boas opções.
  • E por último, exponha-se ao sol! Sim, não tenha medo do sol, pois nos horários adequados a luz solar traz muitos benefícios, como melhor absorção da vitamina D, melhoria na imunidade e melhoria no humor. 15 min de sol, antes das 9h e depois das 16h, sem protetor solar, já são suficientes.

Preparados para a mudança na vida de vocês?? Claro que sim!!

Espero que tenham aproveitado as dicas de hoje,  que amanhã tem mais! Viva o verão!

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6 Comentários

  1. Claudia Machado

     /  dezembro 2, 2011

    Adorei as dicas do verão. Faço algumas mas preciso me cuidar em outras.Já estou sentindo os resultados.Realmente não passo fome e me sinto saudavel.

    Responder
  2. Oi Bruna, parabéns pela iniciativa! Pretendo fazer um desafio destes no início de 2012. Acho que até hoje não consegui ficar mais que umas duas semanas 100% longe dos grãos. Só não faço agora porque acho dezembro um mês mais complicado pra radicalizar, por ser cheio de ocasiões sociais que giram em torno de comida. 😛

    Responder
    • Oi Thiago, obrigada!! Realmente esse é um período tenso para começar um desafio, mas acho que se você consegue se controlar nessa época, significa que consegue em qualquer outra! hahah
      Mesmo assim, quem sabe você não usa algumas das dicas em janeiro?
      Abraços!

      Responder
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