A curva de carboidratos

 Este post é uma tradução livre do original, publicado no Mark’s Daily Apple.        

Esta é a curva de carboidratos do Primal Blueprint. Espero que sirva de orientação para o sucesso da sua dieta!

300g ou mais por dia – Zona de Perigo!

Dieta americana (cereal, macarrão, arroz, pão, panquecas, refrigerantes, doces, etc). Alto risco de acúmulo de gordura, inflamação, aumento no índice de diabete ou síndrome metabólica. Drástica redução nos níveis de grãos e outros carboidratos processados é crucial, ao menos que você esteja treinando para uma maratona (O que, a pesar de ser necessário para melhorar a performance, adiciona diversos riscos)

150-300g ou mais por dia– Constante ganho de peso.

Efeito constante da produção de insulina, o que impede o efeito eficaz da queima de gordura e contribui para o aumento de doenças crônicas. Esta faixa – irresponsavelmente recomendada pela USDA e autoridades americanas e agora brasileiras– pode levar ao ganho estatístico de 0,7 quilos de gordura por ano ao longo de 40 anos.

100-150g por dia- Faixa Primal de manutenção de peso.

Esta faixa, baseada no peso e no nível de atividade física, quando combinada com exercícios Primal, permite que o corpo entre em um estado de constante de queima de gordura e desenvolvimento muscular. Faixa derivada de nossos ancestrais que viviam em climas tropicais, onde havia abundância de carboidratos derivados de vegetais e algumas frutas, sem grãos e sem açúcar.

50-100g por dia – Faixa Primal para fácil e constante perda de peso.

Nesta faixa você irá minimizar a produção de insulina (hormônio que nos faz engordar) e aumenta o metabolismo de gordura. Consumo de muitas carnes, peixes, ovos, nozes, vegetais e poucas frutas. Nessa faixa você poderá perder em media de 0,5 kg a 1 kg  por semana, até atingir seu peso ideal e voltar para a faixa de manutenção Primal (100-150g)  definitivamente.

0-50g por dia– Cetose e queima de gordura acelerada.

Aceitável por alguns dias da semana, quando você quiser acelerar a perda de gordura de maneira mais rápida possível, sem comprometer sua saúde. Ideal para muitos diabéticos, mas não recomendado a longo prazo, a não ser que haja suplementação adicional.  Nesta faixa você irá consumir muitas carnes, peixes, ovos, nozes e poucos vegetais. Máximo de 1 fruta por dia.

 Nota:  O consumo de  carnes, peixes, queijos, ovos, nozes é a vontade em qualquer faixa Primal. Podemos consumir mais de 3000 calorias diárias (apesar de ser difícil consumir tal quantidade de calorias nessa dieta, pois para a maioria das pessoas 2500 já os deixam bem saciados), e ainda perder muita gordura, ou se manter magro, com o nível de gordura corporal muito baixo.

PS: Não confundam gramas de carboidratos com o peso dos alimentos, ou com calorias. Segue um exemplo:

 100g de banana (1 banana grande) = 100 calorias = 25g de carboidrato aprox.

100 gde maça (1 maça) = 60 calorias = 15g de carboidratos aprox

100g de abobrinha = 40 calorias = 9g de carboidratos aprox.

100g de batata doce = 80 calorias = 18g de carboidratos aprox

100g de batata inglesa = 70calorias = 16g de carboidratos aprox

100g de Brócolis = 25 calorias = 2,2g de proteína + 4g de carboidratos aprox.

 TOTAL= 600g = 87g de Carboidratos

Cada grama de carboidrato equivale a 4 calorias (Os 5 primeiros alimentos tem quantidade insignificante de proteínas e gorduras, por isso não incluo)

 Como podemos notar é possível consumir muitos carboidratos saudáveis (na dieta Primal não se pode consumir grãos) sem  ultrapassar o limite da faixa Primal de constante perda de peso (50g a 100g de carb) e de manutenção de peso (100 a150g de carb).

Pessoas me perguntam quantos quilos iram perder na dieta Primal.  Eu perdi 8 quilos (principalmente gordura) somente me mantendo na faixa de manutenção de peso. Acredito que a maioria das pessoas podem emagrecer muito apenas se mantendo na faixa de manutenção. Isso depende muito do nível de gordura corporal atual da pessoa, quais carboidratos ela consome e é claro em qual faixa da curva de carboidratos ela se encontra. Quanto maior o consumo de carboidratos atual, maior será a perda de peso.

Os efeitos emagrecedores dessa dieta são comprovados cientificamente e por milhares de depoimentos. Quer ver alguns? Acesse http://www.marksdailyapple.com/category/success-stories/ Mesmo que você não entenda nada de inglês, as fotos por si só já são muito inspiradoras.

 Uma boa transição Primal pra vocês!

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Aretha

     /  novembro 1, 2011

    Oi Bruna, cheguei ao seu blog através do http://vidaprimal.wordpress.com/ e li seus artigos mas ainda é difícil para mim imaginar um cardápio/rotina de alimentação sem pensar nos pães e massas (sempre usei integrais aqui em casa). Você poderia dar um exemplo de um dia da sua alimentação? Abraços

    Responder
  2. Oi Aretha, seja bem vinda ao blog!!

    Eu sei que é difícil imaginar um cardápio sem pães e massas, afinal eles compõe grande parte da dieta atual. Daqui a pouco vou colocar um post aqui sobre uma rotina de alimentação, talvez te ajude. Mas gostei da sua ideia, vou fazer um post sobre a minha rotina diária, acho que pode dar uma boa noção!

    Por enquanto, te digo que há ótimos substitutos para os pães e muito mais saudáveis também, como ovos, frutas e verduras, legumes, carnes e muito mais!

    Continue nos visitando!

    Abraços

    Responder
  3. iani

     /  novembro 8, 2011

    Olá Bruna, descobri sue blog por acaso e estou adorando. Já li tudo sobre a Dieta e estou fazendo certinho, comecei na semana passada e já emagreci 1 Kg.
    Além desta dieta estou fazendo acupuntura, estética e academia. Espero estar “sarada” até o Natal…

    Responder
    • Iani, que legal!!
      Como vc esta se sentindo com a dieta? Esta gostando? Tem sentido falta de alguma coisa? Conta pra gente!
      Com certeza você vai estar sarada até o Natal! Provavelmente até antes!!
      Abraços!

      Responder
  1. Como seguir a dieta Primal – transição passo a passo « Primalbrasil
  2. No Carrinho: Suplementos que recomendamos para quem segue a dieta Primal « Primalbrasil
  3. O programa Primal « Primalbrasil
  4. Vem aí… sorteio! « Primalbrasil
  5. Programa Primal de Verão « Primalbrasil
  6. Artigo da Semana: Como a agricultura arruinou sua saúde (e o que fazer quanto a isso) « Primalbrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: