Primal: de onde surgiu isso, afinal?

Apesar de tentar contextualizar o estilo de vida Primal aqui, sinto que ainda falta uma explicação sobre o que significa “ser Primal” e é por isso que preparei um pequeno Q&A sobre o assunto.

Como surgiu o termo Primal?

O termo Primal foi inventado originalmente por Mark Sisson, autor do livro The Primal Blueprint e do blog Mark’s Daily Apple. Apesar da dieta paleolítica já ser bastante divulgada, Mark criou o Primal para classificar não apenas um plano alimentar, mas sim um conjunto de práticas saudáveis baseadas no estilo de vida que nossos ancestrais do período paleolítico levavam, seguindo a premissa de que nossos genes foram moldados durante esta era dentro de determinadas condições ambientais, como alimentação, exposição ao sol, movimentação, etc, e por isso, estão mais adaptados a viverem naquelas condições. Embora o mundo tenha mudado desde então, os nossos genes mudaram muito pouco, o que nos leva a concluir que viveríamos melhor se tivéssemos condições similares à do nosso passado. Com isso, Mark conquistou vários seguidores (incluindo Eu!) que divulgam o estilo de vida Primal por aí.

Quando esta dieta foi criada?

Ninguém criou esta dieta sozinho, mas vários cientistas, antropólogos e médicos ao redor do mundo simplesmente revelaram o que já existia – a dieta dos nossos ancestrais caçadores-coletores. Embora não houvesse uma dieta universal para os nossos ancestrais, existiam características comuns à eles: eles não consumiam derivados do leite, eles raramente ou nunca consumiam grãos, eles não consumiam açúcar refinado – com exceção de mel, que era disponível apenas sazonalmente – e obviamente, eles não consumiam comida processada, produtos que compões 70% da nossa dieta atual. Tentando nos aproximar dos os grupos alimentares (carne orgânica, frutos do mar, vegetais frescos, frutas e nozes) que nossos ancestrais consumiam com os alimentos disponíveis hoje nos supermercados nós podemos melhorar muito nossa saúde.

Quem deve seguir esta dieta e por quê?

A dieta Primal não é uma dieta para a perda de peso em si, mas sim uma maneira de se alimentar para o resto da vida, melhorando todos os aspectos da saúde e bem estar. Por isso pode e deve ser seguida por qualquer pessoa. Pessoas acima do peso podem e vão perder peso com esta dieta, mas mais importante do que isso, elas vão reduzir o risco de desenvolverem doenças crônicas como hipertensão, colesterol alto, doenças cardíacas, câncer, osteoporose, doenças auto-imunes, males que fazer parte da nossa vida à medida que vamos envelhecendo.

Quais são os benefícios desta dieta?

Sendo bem direta: perda de peso (gordura), definição muscular (aumento da massa magra), melhorias no sono, melhorias no humor, aumento da sua claridade mental (nada de sonolência após as refeições), maior ganho de energia durante o dia (você vai se sentir disposto como nunca). Você não precisa ter força de vontade nesta dieta, pois não é necessário restringir calorias. O número na balança não significa nada. Parece milagre, mas não é! É apenas o resultado de uma alimentação adequada para você, pois você está ingerindo o combustível que os seus genes foram programados para receber.

Quais alimentos fazem parte da dieta primal?

Já falei um pouco sobre isso aqui, mas segue uma lista bem básica do que você deve consumir:

À vontade

Ovos, carnes orgânicas, nozes, sementes, chás, café, coco, caldos feitos à partir de osso, abacate, berries

Com moderação

Chocolate amargo, frutas, vinho tinto, queijos, tubérculos (mandioquinha, nhame, batata doce, batata*) e derivados do leite**

Nunca

Grãos (integrais ou refinados), leguminosas, óleos vegetais e alimentos processados

* batata: a batata comum possui um alto índice glicêmico, ou seja, quando a consumimos, o carboidrato (açúcar) é liberado no sangue mais rapidamente fazendo com que o seu corpo, em resposta, libere mais insulina para regular os níveis de açúcar no seu sangue. Como já sabemos, esse excesso de insulina no sangue é prejudicial à saúde e engorda. O que determina se você deve comer batata ou não é basicamente o seu metabolismo e como você responde à insulina. No entanto, se você está tentando perder peso, eu evitaria as batatas.

** derivados do leite: não são exatamente um alimento primal, pois nossos ancestrais não o consumiam depois da infância. Mesmo assim, alguns derivados como iogurte fornecem probióticos que ajudam a digestão. Além disso, manteiga e creme de leite (cru) oferecem grandes quantidades de gordura, o que é saudável. Em resumo, se você tolera bem leite e seus derivados, estes podem ser consumidos com moderação.

Eu preciso tomar algum suplemento com esta dieta?

Não. No entanto, se você não consome peixe regularmente (pricipalmente peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha) é interessante tomar um suplemento de óleo de peixe, para melhorar seus níveis de ômega 3. Neste mesmo sentido, se você não toma sol com frequência (cerca de 15 min por dia já é suficiente), um suplemento de vitamina D também é aconselhável.

Por que essa dieta funciona?

Porque ela é geneticamente compatível com você. Os humanos modernos carregam uma cópia dos mesmos genes dos nossos ancestrais de Cro-Magnon de mais de 28 mil anos atrás. Pelo menos 70% dos europeus de hoje têm genes relacionados aos do pequeno grupo de homens de Cro-Magnon que conseguiu sobreviver à última era glacial. As origens das sete tribos de seres humanos da Europa podem ser traçadas a sete homens que viveram entre 100 mil a.C. e 40 mil a.C. Por que, então, esse mesmo material genético, que antes expressava saúde, magreza e músculos nos nossos ancestrais, hoje expressa obesidade e doenças crônicas? A resposta certamente está no ambiente em que os genes se expressam, ou seja, na nossa moderna sociedade abundante. O seu DNA é como uma receita, mude os ingredientes e você mudará o resultado. Nossos genes estão sujeitos aos sinais que enviamos à eles. Com os sinais errados, uma pessoa saudável fica doente, assim como uma pessoa com peso normal fica obesa. Você só precisa identificar quais sinais fazem os genes certos se expressarem de maneira saudável e suprimir àqueles que podem estar destinados à acumular gordura, comprometer o sistema imunológico ou aumentar o processo inflamatório. E tudo isso você consegue com a dieta Primal.

Nos próximos posts, darei mais detalhes sobre a alimentação Primal. Aguardem!!

Quer mais? Aqui no Brasil (que eu conheça) há também dois blogs que seguem o estilo de vida Primal, são eles: Vida Primal (do Thiago) e Vida Primal (da Patrícia)!

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1 comentário

  1. Se delicie com a gordura saturada, ela é boa para você! (parte 1) « Primalbrasil

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